sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Sushi by Cleber - Porto Alegre

Sushi by Cleber - POA

Eu poderia começar esse post falando da excelência do Sushi by Cleber. Mas antes eu preciso contar uma historinha. 

Eu já havia comido sushi em outras oportunidades, mas sempre foi algo que para mim passava despercebido, porque, apesar de não ter achado ruim, não era a primeira e nem a segunda opção quando tínhamos que escolher um restaurante para ir. Sempre dizia que se alguém me convidasse para jantar na sua casa e me servisse sushi e assemelhados, eu iria degustar, sem problemas ou dificuldades. Mas daí a sair de casa para comer e pagar por isso, não...

Até o dia em que a minha filha pediu para ir num restaurante japonês em Lajeado. E eu fui. E pedi um prato, óbvio. Mas provei diversos itens do combinado que foi pedido. E gostei.

Daí, resolvemos ir num outro, mas desta vez em Porto Alegre. Pesquisa daqui, pede indicação dali, e a decisão: Sushi by Cleber, para o menu degustação.

O restaurante abre a partir das 19h30min e aceita reservas a partir das 18h30. Detalhe: para garantir a reserva, tem que estar lá até as 20h.

Sushi by Cleber - POA

O ambiente é rústico, posso dizer, e muito agradável. A iluminação é diminuída para um completo relax. Um belo preparo para o que estava por vir...


Sushi by Cleber - POA

Optamos pelo menu degustação para podermos provar a diversidade de produtos oferecidos pela casa. Para começar, ceviche cítrico e de maracujá. Este vem servido numa casca de limão. Pensa naquela composição doce com salgado. É perfeita!




Na sequência, sushis especiais do chef, dentre eles o hot (da direita na foto abaixo). Na foto seguinte, um crocante com pepino, outro maçaricado e outro com abacate... Qual o melhor? Não sei... todos bons.




Os sashimis eram de salmão, atum, peixe branco e polvo. Uns defumados, outros selados, outros naturais. O que conquista, além do paladar, é a qualidade do produto servido: muito fresco mesmo!



Você pode escolher temaki, também. A gente passou. Preferimos repetir vários dos sushis que já tinham vindo, além de pedirmos outros.


Adicionar legenda

Quando achamos que já tínhamos chegado ao fim, veio a sopa de tofu (misoshiru), o shitake e o edamame (soja verde com flor de sal). Eu não curto champignon, embora o tempero estivesse ótimo. Não gosto é da textura, mesmo.





Agora, o que me conquistou definitivamente foram esses 'espetinhos', os robaoshi (espetinho japonês de salmão recheado com peixes, molho tarê, gergelim torrado e cebolinha verde). Não sei explicar, só lembro do sabor e tenho vontade de ir lá de novo só para comê-los... Definitivamente meu paladar foi conquistado por eles!



E esses gyosas (pastel japonês recheado com carne de vaca, nirá e molho Ponzu), então? 


Aqui já estamos na fase de repetir os que mais gostamos...




Por fim, a sobremesa... banana caramelizada com sorvete e calda (morango ou chocolate ou ambas). 



Bem... só podíamos terminar a noite com chá verde...


Ainda não falei do atendimento... Desde que chegamos fomos muito bem atendidos. Cléber, que é muito simpático, nos recepcionou e nos acompanhou até a mesa. A garçonete que nos atendeu, Gabriela (se bem me lembro), não mediu esforços para explicar, especialmente para mim, os detalhes de cada porção, a fim de que eu me familiarizasse inclusive com os termos da culinária japonesa, algo que somente com o tempo conseguirei. Para escrever o post, me socorri do saite do restaurante, 'of course'!


Foi uma experiência gastronômica interessante, intensa e saborosa. E o Cleber foi até a nossa mesa para saber se estávamos gostando. Ele realmente conquistou meu paladar! Visite o saite clicando aqui.

Até a próxima!



* Este post não é patrocinado e nem apoiado. Ele reflete a minha experiência pessoal no restaurante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário